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Abril 2013

Volvo Ocean Race 2014-15: Chinesa Sanya junta-se a Lisboa no lote de cidades-sede

Volvo Ocean Race 2014-15: Chinesa Sanya junta-se a Lisboa no lote de cidades-sedeNum percurso do qual faz igualmente parte Lisboa, a mais recente confirmação como cidade-sede da Volvo Ocean Race 2014-2015 pertence à cidade chinesa de Sanya, que assim repete a presença numa volta ao mundo da qual já fez parte na última edição.

A cidade, recorda a organização da Volvo Ocean Race, é considerada a capital do turismo da província de Hainan, devido ao clima tropical que se mantém durante os 12 meses do ano. Na próxima edição da Volvo Ocean Race, Sanya figurará entre as paragens em Abu Dhabi e Auckland, na Nova Zelândia.

Esta será a terceira vez que a China contará com uma cidade entre os stopovers da regata, depois de, na edição de 2008-09, ter visto Qingdao como cidade-sede. Em 2011-12, coube a Sanya assumir a representação chinesa.

A 12.ª edição da Volvo Ocean Race terá como ponto de partida Alicante, Espanha, sendo que, para já, estão confirmadas Recife, no nordeste do Brasil; Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos; Sanya, na China; Auckland, na Nova Zelândia; Itajaí, no sul do Brasil; Newport, nos Estados Unidos; Lisboa, em Portugal; e, finalmente, Gotemburgo, na Suécia. Ler mais/Fonte: diariodigital.sapo.pt

 

Navio Gil Eannes abre novamente a visitas

Navio Gil Eannes abre novamente a visitasA Fundação Gil Eannes informa que o Navio Hospital Gil Eannes encontra-se novamente aberto ao público todos os dias e a partir das 9H00. As visitas guiadas a grupos escolares devem ser marcadas em www.fundacaogileannes.pt ou pelo telefone 258 809 710. O Navio Hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, que serviu a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia entre as décadas de 50 a 70, foi resgatado ao sucateiro em 1997 pela então “Comissão Pró-Gil Eannes” e aberto ao público em Agosto de 1998, já como propriedade da Fundação Gil Eannes.

A Fundação Gil Eannes considerando-o património cultural tem vindo ao longo destes quinze anos, a transformar o Gil Eannes num espaço museológico, onde o percurso de visita se inicia no castelo central, podendo visualizar-se locais como os camarotes do capitão, imediato, telegrafistas, casa de navegação, barbearia, cozinha, casa das máquinas, consultório médico, bloco operatório, sala de jantar dos oficiais, capela entre outros, e ainda, aceder a diversos registos fotográficos e documentais.

Recorde-se que no passado dia 19 de Fevereiro o Navio Hospital Gil Eannes deu entrada nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para a realização de vários trabalhos de reparação, manutenção e tratamento do casco e no dia 14 de Março, regressou à antiga Doca Comercial de Viana do Castelo.
Ler mais/Fonte: nauticapress.pt

 

Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 debatida em Lisboa

Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 debatida em LisboaO Auditório Mar da Palha, no Oceanário de Lisboa, recebeu sexta-feira um debate promovido pela PwC sobre o tema “Economia Azul – Que Rumo? - Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020”, que contou com a presença de líderes de empresas dos mais variados setores de atividade, universidades, instituições nacionais, instituições regionais, instituições locais, Marinha, representações diplomáticas, clusters do mar , entre outras entidades.

Entre as conclusões deste encontro, a organização destaca: consenso sobre a importância fundamental do potencial da economia do mar no desenvolvimento do país; abertura dos autores da Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 para ouvir todos os contributos a serem dados durante o período de discussão pública e fazerem as alterações que considerarem necessárias; urgente necessidade de simplificação administrativa em todos os processos associados às atividades do mar, acabando com processos complicadores por parte do estado, sendo necessário que o estado tenha uma postura de incentivador das atividades económicas do mar; importância fundamental da abordagem regional, adicionalmente, no caso das regiões autónomas, particularmente a região autónoma dos Açores, considera que a proposta da Estratégia Nacional para o Mar pode ser melhorada, clarificando as respetivas responsabilidades nas diferentes temáticas; a importância que a União Europeia dá aos temas da economia do mar; a necessidade de existir um consenso nacional alargado sobre os temas do mar, que envolva toda a sociedade e respetivos partidos.

O evento foi aberto pelo Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. O primeiro painel, moderado por Helena Vieira (CEO da Bioalvo), contou com apresentações de Francisco Mendes Palma (Diretor do Espírito Santo Research), Daniel Santos (Diretor Coordenador da Caixa BI), Fernando Ribeiro e Castro (Secretário Geral do FEEM), Rui Azevedo (Diretor Executivo da Oceano XXI), Regina Salvador (Professora da Universidade Nova de Lisboa), e Joaquim Macedo de Sousa (Professor da Universidade de Aveiro).

No segundo painel, moderado por Miguel Herédia (Ocean Vision), António Vidigal (CEO da EDP Inovação), Manuel Tarré (Fileira do Pescado), João Freire Cardoso (Diretor Geral da Ocean Plug – REN), Jorge D´Almeida (CEO da SACONSULT), Óscar Mota (Assessor da Direção da Associação das Indústrias Navais) e Roy Garibaldi (Diretor da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira), participaram como oradores.

O terceiro painel, moderado por Isabel Gião (Sócia da Vieira de Almeida e Associados), teve como oradores David Mascarenhas dos Santos (Presidente da CCDR Algarve), Eduardo Brito Henriques (Presidente da CCDR Lisboa e Vale do Tejo), Carlos Neves (Presidente da CCDR Norte), Paulo Oliveira (Diretor do Parque Natural da Madeira) e Frederico Cardigos (Diretor Regional dos Assuntos do Mar). Já o painel de encerramento foi moderado por Miguel Marques (sócio PwC) e contou com a presença de Manuel Pinto de Abreu (Secretário de Estado do Mar), Tiago Pitta e Cunha (Ocean Vision) e António José Correia (Presidente da Câmara de Peniche).
Ler mais/Fonte: portosdeportugal.pt

 

 

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