Novembro 2012
Tanto mar para tão pouca marinha
As Forças Armadas Portuguesas estão moderamente equipadas e reforçadas com uma força substancial de reservistas bem treinados. A Força Aérea detém uma capacidade de ataque adequada, mas a Marinha padece de uma frota envelhecida." É assim que o Military Balance, publicado no passado mês de Março pelo Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais, inicia sua avaliação à capacidade militar portuguesa.
A situação não é nova, mas com a imposição das políticas de restrição orçamental, os programas de reequipamento há muito definidos para as Forças Armadas foram primeiro cativados e depois cancelados. No caso da Marinha, essa decisão implicou o congelamento, por exemplo, da construção de seis dos oito navios de patrulha oceânicos, que deveriam substituir as envelhecidas corvetas da Armada.
A limitação de meios na Marinha ganha outra relevância, se se tiver em conta o projecto de alargamento da Plataforma Continental. Significa a extensão da área de soberania marítima portuguesa dos actuais 1,7 milhões de quilómetros quadrados para os 3,8 milhões de quilómetros quadrados. Mesmo sem essa extensão Portugal já é o 11.º maior país do mundo em termos de área de águas jurisdicionais. Ler mais/Fonte: Publico.pt
“Os Amuletos nas Embarcações de Pesca” no Gil Eannes
Até 31 de Dezembro está patente no Navio Hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo, a exposição “Os Amuletos nas Embarcações de Pesca”. A exposição localizada na sala de reuniões do navio museu, contempla 44 fotografias que exemplificam como os amuletos eram utilizados pelos pescadores e alguns textos sobre a história do amuleto, bem como, bibliografia relacionada com o tema e 40 exemplares de figas de madeira pertencentes a diversas embarcações de pesca. A exposição reporta-se ao trabalho de investigação desenvolvido por Alexis Passechnikoff, que em 1995, tentou saber o porquê das motoras, traineiras e arrastões ostentarem amuletos, principalmente a “figa”.
Com várias conferências proferidas como 'A Agulha de Marear no Imaginári o de Francisco e Eduardo Pinheiro, 1867 - 1978' no Museu de Peniche em 1992; 'Etnografia Marítima Portuguesa e Amuletos de Embarcações' em Montemor-o-Velho em 2004, e a participação em diversas exposições como 'A Pesca à Linha do Bacalhau' em 1987/1988, no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim; 'Faina Maior' em 1995, no Museu de Ílhavo; 'Pedaços da Epopeia dos Dóris' em 2010, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, Alexis Passechnikoff, belga, residente no Porto há 58 anos, é colecionador desde 1981 e investigador de etnografia marítima. A exposição que integra o percurso de visita do Navio Hospital Gil Eannes, pode ser visitada todos os dias das 9.00h às 17.30h. Ler mais/Fonte: Correio do Minho
Iate desenhado por Steve Jobs é inaugurado na Holanda
Steve Jobs queria velejar pelo mundo com sua família. Por isso, passou anos projetando um iate a sua maneira, em parceria com o designer francês Philippe Starck. Agora, pouco depois de seu aniversário de morte, o iate batizado de Venus foi finalizado e faz sua primeira aparição pública, na cidade holandesa de Aalsmeer. Com leveza incomum por ter o exterior feito de alumínio, o barco tem entre 70 e 80 metros de comprimento, terraço com hidromassagem na proa, amplas janelas e painéis especiais de vidro. O controle do painel, claro, é feito a partir de sete iMacs de 27 polegadas.
Os detalhes do design são minimalistas e suaves, caracterísitcas comuns em todas as criações do fundador da Apple. Quem leu Steve Jobs – a Biografia, já sabia da existência do iate, uma vez que o autor Walter Isaacson teve acesso aos desenhos e modelos arquitetônicos do iate. O livro traz inclusive uma passagem premonitória de Jobs, como lembrou o site The Verge. “Sei que é possível que eu vá morrer e deixar para minha esposa Laurene um barco inacabado. Mas tenho que ir em frente, caso contrário seria admitir que estou prestes a morrer”, disse ao biógrafo.
O iate Venus foi inaugurado com uma festa ocorrida no último domingo (28/10), no estaleiro De Vries, Holanda. Estiveram presentes a viúva de Jobs, Laurene, e seus filhos Reed, Erin e Eva, além de toda a equipe que trabalhou durante anos na construção da embarcação. Veja o video na nossa página do facebook.
Ler mais/Fonte: Época Negócios
Produtos
- +Gama Nautic
- +Gama Exotic
- +Gama Reptic