Autenticação

Setembro 2010

3º Encontro PTNauticmodel 2010 - Setúbal

III encontro PTnauticmodeVeleiros, rebocadores, navios de guerra, lanchas e submarinos são alguns dos modelos em exibição no “III Encontro PTNauticModel”, a realizar nos dias 18 e 19, no lago do Jardim da Algodeia, em Setúbal.

O evento, promovido com o apoio da Câmara Municipal, começa às 09h30 em ambos os dias, prolongando-se, no dia 18, até às 00h30, em virtude de um encontro nocturno, enquanto no dia 19 o encontro termina às 18h30.
Uma prova para embarcações a vela e outra para barcos eléctricos constituem as principais actividades a realizar durante a iniciativa, que conta ainda com um concurso para o melhor barco em exposição.

Navegação livre para veleiros, rebocadores e outros barcos de trabalho, navios de guerra, embarcações rápidas e de lazer e ainda submarinos, num lago onde não faltam complementos cénicos como ilhas com farol, pontes ou cais, é outra das atracções a usufruir ao longo dos dois dias do encontro.
No Lago dos Arcos do Jardim da Algodeia vão estar ainda um veleiro e um barco eléctrico, disponibilizados pela organização, para utilização do público em geral, que pode assim experimentar esta actividade de lazer.

No mesmo dia foi assinado um contrato de contrapartidas e também ficou garantido a formação e o adestramento das duas primeiras guarnições, de um grupo de instrutores, de pessoal militar e civil da Esquadrilha de Submarinos e do Arsenal do Alfeite responsáveis pelos três escalões de manutenção.
Um workshop, direccionado para o público mais jovem, incidindo sobre a construção de um barco alimentado a energia solar, está igualmente previsto no programa do “III Encontro PTNauticModel”.
Consulte o programa: ptnauticmodel.net

 

VOUGA - "LAURA"

Vouga-laura... esta será com toda a certeza a primeira de muitas mensagens e fotografias que irei colocar aqui sobre a construção de um Vouga, mais especificamente o Vouga "Laura". O projecto teve início há já alguns meses (quiçá anos), com a procura incessante dos planos da tão desejada embarcação e com a construção de uma verdadeira maqueta...que rapidamente foi esquecida dando lugar à longa jornada que será construir um verdadeiro Vouga...esta será a grande jornada que está a ser realizada por alguém que me é muito próximo, mais especificamente o meu irmão.... bem longe do mar... para grande pena minha...
Com toda a certeza que quem é de Aveiro ou vive perto desta magnifica ria já os viu a navegar por estas águas ... mas aqui fica um pouco da sua história...

"Estas embarcações tiveram a sua origem em Ìlhavo, pelas mãos de Mestre António Ferreira Gordinho, que idealizou e construiu os primeiros Vougas, nos idos anos 20. Este facto coloca-nos na Vanguarda da popularização do desporto da Vela a nível mundial, passando as embarcações mais pequenas e de fácil construção e palamenta a poderem ser executadas ou adquiridas, não só pela aristocracia, mas também pelas classes médias emergentes.(...)Vougas são pequenos navios ou embarcações miúdas, exclusivamente construídas em madeira e movidas à vela, cuja função primordial era a do passeio familiar pela Ria. Salvo raras excepções, são navios de casco redondo, com quilha ou patilhão móvel, e na sua origem armavam duas velas, a grande do tipo latino com mastaréu e o triângulo de vante ou estai. Actualmente apresentam uma vela grande triangular, um triângulo de vante e um balão, e o mastro é uma peça única." Todo o texto apresentado foi retirado de “ História e Património Local - OS VOUGAS”, por Helder Ventura e poderá ser consultado na net.

Assim aqui ficam as primeiras fotos do trabalho que está a ser realizado com votos de que este seja um projecto com princípio, meio e fim, nem que para isso demore o seu tempo...
Ler mais/Fonte: barcosecompanhia.blogspot.com

 

Navio de apoio "Medusa"

medusa meianauA 16 de Novembro de 1959 o navio de lançamento e reparação de cabos Submarinos "USS Portunus", (ARC-1) construído inicialmente nos Estaleiros Federal Shipbuilding and Drydock Company, Newark, New Jersey - EUA, como Navio de Desembarque em 01 de Agosto de 1944 (LSM 275) e galardoado com uma Medalha de participação na Batalha de Okinawa na 2.ª Guerra Mundial, é cedido à Marinha de Guerra Portuguesa ao abrigo do MDAP - "Mutual Defence and Assistance Program".

Comissionado a 18 de Novembro do mesmo ano [Portaria n.º 17 431 de 18 de Novembro de 1959] e rebaptizado de "Medusa" (A 5214) é classificado como Navio de Apoio aos Mergulhadores sendo adstrito à Esquadrilha de Submersíveis em 23 de Dezembro de 1959. Logo após a cerimónia de transferência para a Marinha de Guerra Portuguesa, iniciou um período de treinos no mar. Entre os dias 17 e 25 de Novembro de 1959, iniciou por quatro vezes a viagem do Porto de New York com destino a Lisboa, tendo regressado a New York por registar diversas avarias (falhas nos alternadores, fortes vibrações na hélice de Estibordo, motor de Bombordo, separador de óleo de combustível). A 29 de Novembro de 1959, na companhia do Navio de Apoio Logístico "S. Brás" da Marinha Portuguesa, rumou a Lisboa, fazendo escala no Porto do Funchal entre 10 e 12 de Dezembro, durante o percurso registou novas avarias, entrou no Porto de Lisboa em 15 de Dezembro de 1959 fundeando no QNG, no dia seguinte atracou na Base Naval do Alfeite.
Ler mais/Fonte: barcoavista.blogspot.com

 

Otan -Organização do Tratado do Atlântico Norte

NATOOTAN (sigla) - Organização do Tratado do Atlântico Norte. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), por vezes denominada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de colaboração militar estabelecida em 1949, como suporte do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949. Os seus nomes oficiais são North Atlantic Treaty Organization (NATO), em inglês, e Organisation du Traité de l'Atlantique Nord (OTAN), em francês. Tratado do Atlântico Norte - Tratado que deu origem à NATO. Tratado assinado em Washington, DC a 4 de Abril de 1949 entre doze países tornando-se assim os membros fundadores da NATO. Esses países foram: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, França, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido.

Posteriormente aderiram os seguintes países: Alemanha (1955), Bulgária (2004), Eslováquia (2004), Eslovénia (2004), Espanha (1982), Estónia (2004), Grécia (1952), Hungria (1999), Letónia (2004), Lituânia (2004), Polónia (1999), República Checa (1999), Roménia (2004), Turquia (1952). Em 1966 a França abandonou a estrutura militar da OTAN, mantendo-se como membro na estrutura política. A parte mais importante do tratado é o Artigo V, que compromete cada um dos estados membros a considerar um ataque armado contra um dos estados como um ataque armado contra todos os estados. O tratado foi criado para defesa de um ataque armado da União Soviética contra a Europa Ocidental, mas a cláusula de auto-defesa mútua nunca foi invocada durante a Guerra-fria. Foi invocada pela primeira vez em 2001, como resposta aos ataques de 11 de Setembro contra o World Trade Center e o Pentágono.
Ler mais/Fonte: salvador-nautico.blogspot.com

Produtos

banner_facebook_web