Autenticação

Agosto 2010

Submarinos da classe "Tridente"

tridenteDesde os anos 90 que a Marinha de Guerra Portuguesa necessita de substituir os vetustos submarinos da classe "Albacora", tendo a unidade restante da esquadrilha, o "Barracuda" uns respeitosos 41 anos de serviço activo e é de momento o submarino mais velho na NATO com 46.636 horas de navegação. Neste contexto em 21 de Abril de 2004 foi assinado entre o Estado Português e o "German Submarine Consortium" um contrato de aquisição de dois submarinos convencionais apetrechados com o moderno sistema de propulsão independente de ar AIP (células de combustível).

No mesmo dia foi assinado um contrato de contrapartidas e também ficou garantido a formação e o adestramento das duas primeiras guarnições, de um grupo de instrutores, de pessoal militar e civil da Esquadrilha de Submarinos e do Arsenal do Alfeite responsáveis pelos três escalões de manutenção.
Posteriormente foi adjudicado aos Estaleiros alemães HDW "Howaldtswercke Deutsche Werft", em Kiel, a construção dos submarinos que formarão a 5.ª Esquadrilha de Submarinos da Marinha de Guerra Portuguesa. Ler mais/Fonte: barcoavista.blogspot.com

 

O dia do "baptismo"...

baptismo... e a verdade é que o referido barco navega... não é um perfeição, mas disso já eu estava desconfiado. No entanto faltam os ajustes finais e depois tenho que desenvolver um melhor controle e conhecimento do barco e de como este reage às minhas acções... é fundamental que barco e timoneiro estejam em sintonia, caso contrário as coisas podem ficar bem complicadas.

Para já o teste experimental foi com o amigo e colega de curso de vela Nuno Lima, que tal como eu estava apreensivo e à espera de ir a banhos... o que não se veio a verificar, pois a rota Gafanha da Encarnação/ Costa Nova/Gafanha da Encarnação.

O percurso foi feito na perfeição e quando todos estavam à espera de que o barquinho se voltasse nestas águas, ou de não conseguirmos voltar ao ponto de partida, eis que chegamos os dois sãos e salvos, de corpinho totalmente seco...agora só falta mesmo é treinar e arranjar o carrinho para o transportar até à água... e aqui ficam algumas das muitas fotos que foram tiradas neste dia.... Ler mai/Fonte: barcosecompanhia.blogspot.com

 

Grimaldi - Noticias

grimaldiNo passado dia 20 de Julho escalou o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural o navio “GRANDE CAMEROON” a mais recente construção do armador italiano Grimaldi.

Cumprindo a tradição do Porto de Lisboa, a APL, em cerimónia realizada a bordo do navio, ofertou ao comandante uma placa comemorativa, assinalando desta forma, a sua escala no Porto de Lisboa em viagem inaugural. Esta cerimónia contou com a presença do Comandante do navio Giuseppa Minervini e representações da APL, liderada pelo Dr. Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração e da agência de navegação GRIMALDI Portugal, Lda, liderada pelo Dr. Marcello Di Fraia, Administrador, entre outros convidados.  Ler mais/Fonte: joseantoniomodesto.blogspot.com

 

CENO (Carta Electrónica de Navegação Oficial)

cenoCENO (Carta Electrónica de Navegação Oficial) – Cartas produzidas pelos institutos hidrográficos dos vários países do mundo, que servem como base de informação para a elaboração das ECDIS (Electronic Charts Display System).

As Cartas Electrónicas de Navegação Oficial (S57 / 3) são as únicas cartas oficiais em formato digital que substituem as Cartas Náuticas Oficiais em papel quando utilizadas num sistema ECDIS (Electronic Chart Display and Information System). A utilização primária das CENO é, naturalmente, na ponte de navios, permitindo uma condução da navegação marítima mais segura e eficiente. A leitura das CENO deve ser feita num equipamento designado por ECDIS, que para adoptar essa designação tem que ser certificado como cumprindo um conjunto de requisitos estabelecidos em 2 resoluções internacionais. A primeira dessas resoluções, foi aprovada pela Organização Marítima Internacional (OMI), em Dezembro de 1995, e intitula-se “Performance Standards for ECDIS”.  Ler mais/Fonte: salvador-nautico.blogspot.com

Produtos

banner_facebook_web