Autenticação






Fevereiro 2014

LEME apresentada no Pavilhão do Conhecimento

LEME apresentada no Pavilhão do ConhecimentoMiguel Marques, sócio da PwC, apresentou, no passado dia 16 de janeiro, no Pavilhão do Conhecimento, a 4ª edição do LEME - Barómetro PwC da economia do mar, partilhando com uma interessada audiência algumas das principais conclusões deste documento, como por exemplo, o facto de que a maioria dos gestores de topo inquiridos considerar que o conhecimento técnico e científico tem elevada margem de progressão, em Portugal, para o desenvolvimento da economia do mar.

Os índices PwC de variáveis da economia do mar apontam para a quebra do ciclo de decréscimo das vendas da construção naval, para a continuação do crescimento do movimento de contentores nos portos nacionais, do número de escalas de navios de cruzeiro e de passageiros nos portos nacionais e da produção nacional de aquacultura. As medidas orçamentais restritivas têm afetado a despesa da Marinha e consequentemente o número de horas de missão e de navegação das unidades navais.

O evento de apresentação do LEME contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Profº Drº Manuel Pinto de Abreu e incluiu um painel-debate onde marcaram presença Alexandra Mendonça (Presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira), Edgar Bastos Ribeiro (Comandante da Escola Naval), João Guerreiro (Professor da Universidade do Algarve), João Pedro Azevedo (Presidente do Conselho de Administração da Soja de Portugal) e Ricardo Serrão Santos (Pró-reitor da Universidade dos Açores), tendo como moderador António José Teixeira (Diretor da SIC Notícias).
Ler mais/Fonte: revistademarinha.com

 

Dehler 38 premiado nos EUA

Dehler 38 premiado nos EUAO novo Dehler 38 é um sucesso a nível mundial e a prova-lo está o galardão que recebeu no Estados Unidos da América, na eleição do “Best Cruising Sailboat Under 38 Feet”.

Ultrapassado as grandes dificuldades dos últimos anos da Dehler, que culminou com a sua aquisição pelo Grupo Hanse, um novo folgo para esta prestigiada marca alemã, que com este novo Dehler 38 volta a ribalta dos veleiros de cruzeiro/regata.

Um modelo muito elegante e que consegue conciliar de uma forma excelente as performances, importante para as regatas, com o luxo e os óptimos acabamentos, tão importantes nos barcos de cruzeiro.
Ler mais/Fonte: mundonautico.pt

 

Velas Solares para Grandes Navios

Velas Solares para Grandes NaviosA empresa japonesa “Ecco Power” deu a conhecer o seu novo conceito inovador de propulsão naval constituído por painéis voltaicos solares instalados na plataforma da coberta e que servem para produzir energia elétrica para alimentar os acumuladores e, ao mesmo, são velas impulsionadoras do navio. Deste modo, um navio de alto-mar pode navegar sem qualquer emissão de dióxido de carbono e sem consumo de combustível.

Um sistema de comando central permite manobrar os painéis de modo a estarem na melhor posição para a direção do vento ou para a incidência dos raios solares.

Com o navio atracado em porto, os painéis pode produzir continuamente a eletricidade necessária ao funcionamento de bombas de trasfega, iluminação elétrica e carregamento de baterias que alimentem os motores elétricos na navegação.
Ler mais/Fonte: alutablog.blogs.sapo.pt

 

 

Produtos

banner_facebook_web