Junho 2010
Sustentabilidade e luxo
Algo de Dubai e um pouco de Shakespeare. O jovem designer inglês Alistair Callender, de 24 anos, não precisou de muito mais do que isso para lançar um projeto que vem revolucionando o mercado de iates de luxo. Com o seu Soliloquy, o setor deve finalmente ser agitado pelas ondas da sustentabilidade.
Nada de poluição. É isso que promete Callender. Para tanto, ele propõe a combinação entre energia solar, eólica e do mar. O sistema assegura uma navegação de 12 horas a oito nós de velocidade, renováveis na medida em que as baterias são carregadas com o sol durante a viagem. Nesse sentido, colaboram as janelas de vidros espalhadas pelo deck principal, que funcionam como um grande painel de absorção de energia.
Com 190 pés (58m) de comprimento e uma decoração moderna feita com fibras naturais, couro reciclado e madeira, o Soliloquy pode abrigar até 15 pessoas e conta com quatro quartos e uma sala de ginástica. O responsável pelo superiate, Callender, comemora a recepção do mercado ao conceito de eco-luxo idealizado por ele.
"Esse modelo é uma inspiração para as novas gerações. Sustentabilidade é algo muito próximo ao meu coração. Eu sou apaixonado pelo planeta e por iates e, com o Soliloquy, consegui materializar as duas coisas. Nós temos visto cada vez mais barcos e clientes indo nesse caminho. Acredito que, assim, as pessoas podem mostrar ao mundo que estão fazendo a sua parte para colaborar com o meio-ambiente", disse.
Menos barulhento que seus pares, o Soliloquy não solta fumaça e não apresenta praticamente nenhuma vibração durante a viagem. Dois elementos distintos estão por trás desse inédito projeto entre as embarcações de luxo.
"A minha referência inicial foi a cidade de Masdar, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. É um lugar ecologicamente correto com emissão zero de poluentes e auto-sustentável. Paralelamente a isso, recorri a uma peça de Shakespeare para nomear a embarcação. Soliloquy é um termo que costumava ser usado quando os personagens revelavam seus desejos e pensamentos para a plateia. É como se esse superiate estivesse dizendo o mesmo para o mundo", explica Callender.
Projeto aclamado por onde passou, a despeito das críticas que suscitou a respeito de sua navegabilidade no mar, o Soliloquy já foi alvo de sondagens de empresários e pretende reaquecer o mercado de embarcações depois da crise que assolou o mundo. Os alvos são as famílias reais de Omã e dos Emirados, que gastaram milhões nesses barcos antes da derrocada econômica global.
"Eu estava cético no início, mas, depois de conversar com alguns clientes, vi que vários deles estão dispostos a gastar quantias de dinheiro consideráveis para aderir a essa maré verde. É algo a ser reforçado também pelo objetivo que reúne alguns deles de adquirir o primeiro iate sustentável", comenta Hein Velema, um dos mais famosos brokers de iates de Mônaco.
Exótico e autosustentável
"Esperamos abrir um novo caminho, oferecer um novo estilo de vida, que é diferente, sereno, contemplativo e que respeita o entretenimento, se movendo devagar pela água, combinando o prazer de velejar com absoluto conforto. Why é a união de nossos sonhos, um caminho verde que nos leva para longe com a vela". A afirmação de Pierre-Alexis Dumas diz muito sobre o magnífico Wally Hermés Yacht, o WHY Yacht, projetado por ele junto de Lucas Bassani Antivari.
Unindo um design diferente da maioria ea uma tecnologia autosustentável, grande conforto e estabilidade, o WHY está entre o que há de mais interessante no mercado náutico nesse momento. Lucas Bassani destaca as seguintes qualidades: espaço, estabilidade, independência, movimento e paz.
O WHY, que tem 58 metros (190 pés) de comprimento e inpensáveis 38 mestros (124) de largura, é baseado em reciclagem de energia termal, visando sustentabilidade e segurança, além de grande economia de combustível. É projeto em um formato peculiar, com um total de 3400 metros quadrados disponiveis para 12 exclusivos passagerios em pernoite. No total, são três andares de puro luxo e espaço mais que à vontade operados por uma tripulação que pode tranquilamente chegar a 20 pessoas, segundo o fabricante.
No terceiro andar, intitulado "espaço máster", há área reservada de 200 metros quadrados especialmente destinados ao proprietário do WHY. O espaço oferece acomodações internas privilegiadas, amplo local para banho de sol e, principalmente, uma visão única sobre os arredores marítimos.
Um piso abaixo, o WHY faz com que os convidados não sintam inveja. É um total de cinco suítes confortáveis, sendo duas delas com acesso direto para o terraço. Todas são circundadas por uma bela sala de leitura para a convivência.
O primeiro piso une multiplicidade, no espaço ideal para unir todos sortudos emarcados nos momentos de convivência. Há um longo deck onde todos podem se reunir sob o sol, no que se trata do maior perímetro, naturalmente, do WHY. O andar ainda contempla três salas: jantar, música e cinema.
Apesar de o WHY Yacht ser um projeto, existe uma maquete do barco em tamanho natural para os interessados executar o projeto e que para isso tenham potencial de investimento estimado em cerca de 150 milhões de dolares.
Especificações úteis:
Comprimento: 58 metros
Metros quadrados de áreas de convivência: 3400
Velocidade de cruzeiro: 12 nós
Velocidade máxima: 14 nós
Energia renovável produzida: 500 kWH/dia
Economia anual de combustível: 160 mil litros
Veja o vídeo do WHY Yacht e embarque neste sonho no site oficial do WHY YACHT.
Volta ao mundo
O maior "navio solar" do mundo, segundo seus construtores, foi apresentado nesta quinta-feira em Kiel, norte da Alemanha. A embarcação fará uma viagem pela Europa este ano e a volta ao mundo, em 2011.
"É um sentimento único ver concretizado, hoje, um sonho de tanto tempo", afirmou Raphael Domjan, iniciador do projeto e futuro capitão.
Com 30 metros de comprimento e 16 metros de largura, o navio está equipado com mais de 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos e será "limpo e silencioso", segundo PlanerSolar, nome da companhia responsável e da embarcação.
Poderá alcançar velocidade máxima de 15 nós (25 km/h) e capacidade para 50 pessoas. Para a volta ao mundo, os futuros tripulates pensam em permanecer o mais tempo possível perto do Equador para disfrutarem dias de Sol.
A viagem de 40 mil quilômetros deverá durar 140 dias, atravessando o Oceano Atlântico, o Canal de Panamá, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico, até passar pelo Canal de Suez para chegar ao Mar Mediterrâneo.
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