Maio 2010
Aporvela leva jovens à The Tall Ships Races 2012
A Aporvela lançou o concurso "Jovem Marinheiro" com o objectivo de integrar participantes mais novos na edição da The Tall Ships Races Lisbon 2012. Trata-se de um concurso nacional, inserido no programa "Jovens e o Mar", da Aporvela, destinado a seleccionar alguns jovens portugueses para embarcarem em grandes veleiros durante as regatas internacionais da The Tall Ships Races. Dirigido a jovens entre os 15 e os 25 anos, este concurso levará os participantes àquela iniciativa, que passará por Lisboa em 2012 e que contará com cerca de 100 grandes veleiros e milhares de novos velejadores.
A The Tall Ships Races reúne anualmente apaixonados pela vela para participarem em regatas em grandes veleiros. Os participantes, de várias idades e de diferentes nacionalidades, partilham o facto de não terem qualquer experiência prévia na prática de vela.
Porto de Setúbal cresce 28%
O Porto de Setúbal registou, já em 2010, um aumento do tráfego portuário nos valores acumulados a Março, ainda provisórios, comparativamente ao ano anterior, quer no número de navios, com um crescimento de 11 %, quer no volume de mercadorias, com uma evolução positiva de cerca de 28%.
No mesmo período, o segmento de contentores regista um crescimento acentuado de cerca de 208%, em toneladas. Estes resultados são fruto do esforço realizado pela APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA em parceria com os concessionários do Porto de Setúbal, e com os restantes elementos da Comunidade Portuária de Setúbal. O recente investimento do Grupo Portucel Soporcel na fábrica de papel de Setúbal, uma das unidades industriais âncora deste porto, teve também reflexos no volume de carga realizado, quer pelo aumento da produção de papel, quer pelas sinergias geradas na captação e desenvolvimento de linhas regulares de contentores.
Para além dos contentores, a carga geral, no seu todo, registou um crescimento de cerca de 41%, com especial destaque para os adubos, a madeira, produtos metalúrgicos e produtos agrícolas. Os granéis sólidos também assinalam um crescimento de cerca de 45%, traduzido essencialmente na exportação de clínquer.
Canoagem no Douro Internacional
Esta área permanece uma das mais agrestes e desconhecidas do rio Douro, onde ele corre mais selvagem, numa fenda abrupta ao longo de mais de 130 km partilhados com Espanha. Praticar aqui Canoagem é um privilégio, onde se podem avistar no meio do silêncio espécies de aves ameaçadas, entre as quais aquelas que nidificam nas fendas das falésias, como o Abutre do Egipto, a Cegonha Preta, o Grifo ou a Águia Real.
Aventura, responsável por toda a logística do programa. Preço por pessoa: 90 € sem alojamento. Para mais informações e inscrições, contactar: www.amdourosuperior.pt ou www.sabordouro.com.
Produtos
- +Gama Nautic
- +Gama Exotic
- +Gama Reptic