Autenticação






Setembro 2011

Tubarões avistados no Algarve são boa notícia para a costa portuguesa

Tubarões avistados no Algarve são boa notícia para a costa portuguesaO avistamento de dois tubarões no Algarve é boa notícia porque significa que a costa portuguesa está rica em peixe, diz ao PÚBLICO Élio Vicente, biólogo do Zoomarine do Algarve, reagindo à notícia do avistamento de dois animais numa praia em Vila do Bispo, que fez com que os banhistas fugissem da água. Os tubarões, de espécie desconhecida, foram vistos na praia do Zavial, na costa Sul, em Vila do Bispo, pouco depois das 17h30.

Os animais foram primeiro confundidos por golfinhos, mas depois confirmou-se que eram tubarões. De acordo com a Lusa, os nadadores-salvadores da praia mandaram os banhistas sair da água, incluindo três pessoas que estavam a fazer caça submarina. O acontecimento gerou um certo pânico e ninguém voltou ao mar, mesmo depois de os animais se afastarem da praia e desaparecerem.

“Estes animais sempre estiveram nas nossas águas, normalmente as pessoas não vêem, mas eles estão lá”, disse Élio Vicente. “Representam tanto um risco quanto um cão desconhecido no quintal do vizinho”, explicou o biólogo, acrescentando que se deve usar a precaução e sair da área em função de cada situação, mas explicou que os nossos tubarões alimentam-se de peixes e não de mamíferos marinhos e por isso “não representam perigo”. E acrescentou que “mais rapidamente no Algarve uma pessoa será ferida por golfinhos do que por tubarões”. Ler mais/Fonte: Público

 

 

Os portos mais movimentados do Brasil e do mundo

Os portos mais movimentados do Brasil e do mundoExistem mais de 2000 portos no mundo, desde aqueles com apenas um berço (espaço para um navio) que movimenta algumas centenas de toneladas por ano, até aos portos multi-tarefa que movimentam mais de 300 milhões de toneladas por ano. No Brasil há 41 portos marítmos e 16 portos fluviais.

o mundo todo, 36% do tráfego nos portos é de produtos a granel líquido (óleo, derivados de petróleo e químicos), 24% de granéis secos (carvão, ferro, grãos, bauxita e fosfato) e 40% de cargas variadas.

Durante as últimas décadas, o uso de contêineres para transporte de carga aumentou constantemente. Contêineres são grandes caixas de metal feitas em tamanho padrão em múltiplos de 20 pés (6 metros) chamadas twenty foot equivalent units (unidades equivalentes a 20 pés – TEUs). No ano de 2003 a produção de contêineres alcançou 20 milhões de TEUs, e a China foi responsável por mais de 90% desse resultado. O transporte usando containers apresenta diversas vantagens: o produto precisa de menos embalagens, eles evitam alguns danos, e eles promovem uma alta produtividade em diversas etapas de manuseio e transporte. Ler mais/Fonte: ComexBlog

 

 

Novo cais de acostagem no Seixal

Novo cais de acostagem no SeixalA 1ª Fase da empreitada de recuperação do Cais de Pedra do Seixal está concluída. A intervenção integra o projecto da Estação Náutica Baía do Seixal, que inclui os Núcleos de Náutica de Recreio do Seixal e Amora.

A obra está prevista no Programa de Regeneração e Valorização da Frente Ribeirinha Seixal/Arrentela, um investimento de 12 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões são comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo o restante valor suportado pela CM Seixal.

A 1ª fase da recuperação do Cais da Pedra, no valor de 160 mil euros, financiados pela autarquia do Seixal e pelo POR (Programa Operacional Regional) Lisboa, teve início em Março de 2011 e integrou a criação de intra-estruturas de suporte à actividade náutica, salvaguardando as características naturais da Baía do Seixal. Ler mais/Fonte: Rostos.pt

 

Produtos

banner_facebook_web