Autenticação






Setembro 2017

Europa levanta o véu para a nova era dos navios autónomos

Europa levanta o véu para a nova era dos navios autónomosFoi pela voz de Violeta Bulc, Comissária Europeia dos Transportes, que a União Europeia mostrou a sua visão para o desenvolvimento daquilo que se perspectiva ser uma nova era do ‘shipping’, dominada pela automação e pelos navios autónomos. Embora entusiasmada com as perspectivas futuras, a Comissária alerta que os postos de trabalho que hoje conhecemos mudarão radicalmente.

Num seminário que teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o tema central foram os navios autónomos ao serviço do ‘shipping’. Violeta Bulc salienta que os navios autónomos são apenas parte de um todo mais vasto de «uma rede multimodal totalmente integrada» – que irá ditar o fim de uma era onde os sistemas de transportes foram desenvolvidos modo-a-modo, de forma individual, com prejuízos evidentes para a sociedade e para o ambiente.

«Um sistema de transporte totalmente integrado será altamente automatizado e por conseguinte mais seguro e mais eficiente. Os utilizadores, as infraestruturas e a carga estarão conectados uns aos outros. A informação vai permitir que possamos gerir melhor a capacidade, seja uma estrada, um contentor ou um estacionamento», acrescenta.

«Num sistema desses, um navio autónomo chegará ao porto e, graças à internet das coisas, a carga estará, ela própria, ciente de onde deve estar e quando deve estar aí. Os comboios não mais deixarão os portos semi-vazios e a carga chegará ao seu destino a tempo e em perfeitas condições, emitindo muito menos CO2, poluição atmosférica, barulho ou acidentes do que nos dias de hoje», antecipa a Comissária Europeia.
Ler mais/Fonte: portosdeportugal.pt

 

Ministra do Mar promove protocolo de apoio à Biomarine Business Convention 2017

Ministra do Mar promove protocolo de apoio à Biomarine Business Convention 2017A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai promover a assinatura de um protocolo entre a Direção-Geral de Política do Mar, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a Biomarine Organization Clusters Association, na próxima sexta-feira, 25 de agosto, às 12.30h na Gare Marítima de Alcântara.

O protocolo visa materializar o apoio de Portugal à realização da Convenção de Negócios BIOMARINE 2017, destinada a impulsionar e apoiar as organizações e empresas ligadas ao Mar.

A BIOMARINE é um evento anual, que tem como objetivo promover oportunidades de negócio e o desenvolvimento de investimentos na área da biotecnologia azul e dos novos recursos marinhos. Este ano realiza-se em Rimousky, Quebec, no Canadá, de 1 a 3 de outubro.
Ler mais/Fonte: nauticapress.com

 

Pescado rastreado até ao prato

Pescado rastreado até ao pratoPromete revolucionar a indústria da pesca sustentável à escala global, indo de encontro à crescente preocupação relativa ao consumo sustentável de pescado e à certificação da origem dos produtos marítimos.

Estamos a falar da Big Eye Smart Fishing, uma plataforma digital desenvolvida nas Caldas da Rainha que está a ser apresentada em Vigo, Espanha, no âmbito da edição 2017 da Conferência Mundial do Atum.

O software permite a gestão de frotas pesqueiras em tempo real, fornecendo uma visão 360° das operações realizadas no mar e em terra. Através da rastreabilidade digital, oferece-se «total controlo sobre o nível de transparência dos fornecedores de peixe, localização e datas da apanha», garante ao Destak a empresa responsável pela tecnologia.

São ainda fornecidos outros detalhes de «grande utilidade para uma escolha responsável». Refira-se que a rastreabilidade digital no setor alimentar é um setor cada vez mais disputado globalmente, prevendo-se que valha cerca de 14 mil milhões de dólares em 2019.

O Porto de Leixões acolhe hoje a apresentação da BIZCARGO, uma plataforma para o transporte de mercadorias que permite procurar, combinar e comparar os melhores serviços de transporte e logística com soluções multimodais porta a porta. Após um investimento de meio milhão de euros, a empresa diz que «qualquer utilizador, seja empresa ou individual, pode procurar a melhor solução entre os vários operadores de serviços logísticos do mercado, obter a melhor cotação, executar o booking eletrónico e fazer o acompanhamento da mercadoria».
Ler mais/Fonte: destak.pt

 

 

Produtos

banner_facebook_web