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Notícias 2010

 

 

   

Agosto 2010

Submarinos da classe "Tridente"

tridenteDesde os anos 90 que a Marinha de Guerra Portuguesa necessita de substituir os vetustos submarinos da classe "Albacora", tendo a unidade restante da esquadrilha, o "Barracuda" uns respeitosos 41 anos de serviço activo e é de momento o submarino mais velho na NATO com 46.636 horas de navegação. Neste contexto em 21 de Abril de 2004 foi assinado entre o Estado Português e o "German Submarine Consortium" um contrato de aquisição de dois submarinos convencionais apetrechados com o moderno sistema de propulsão independente de ar AIP (células de combustível).

No mesmo dia foi assinado um contrato de contrapartidas e também ficou garantido a formação e o adestramento das duas primeiras guarnições, de um grupo de instrutores, de pessoal militar e civil da Esquadrilha de Submarinos e do Arsenal do Alfeite responsáveis pelos três escalões de manutenção.
Posteriormente foi adjudicado aos Estaleiros alemães HDW "Howaldtswercke Deutsche Werft", em Kiel, a construção dos submarinos que formarão a 5.ª Esquadrilha de Submarinos da Marinha de Guerra Portuguesa. Ler mais/Fonte: barcoavista.blogspot.com

 

O dia do "baptismo"...

baptismo... e a verdade é que o referido barco navega... não é um perfeição, mas disso já eu estava desconfiado. No entanto faltam os ajustes finais e depois tenho que desenvolver um melhor controle e conhecimento do barco e de como este reage às minhas acções... é fundamental que barco e timoneiro estejam em sintonia, caso contrário as coisas podem ficar bem complicadas.

Para já o teste experimental foi com o amigo e colega de curso de vela Nuno Lima, que tal como eu estava apreensivo e à espera de ir a banhos... o que não se veio a verificar, pois a rota Gafanha da Encarnação/ Costa Nova/Gafanha da Encarnação.

O percurso foi feito na perfeição e quando todos estavam à espera de que o barquinho se voltasse nestas águas, ou de não conseguirmos voltar ao ponto de partida, eis que chegamos os dois sãos e salvos, de corpinho totalmente seco...agora só falta mesmo é treinar e arranjar o carrinho para o transportar até à água... e aqui ficam algumas das muitas fotos que foram tiradas neste dia.... Ler mai/Fonte: barcosecompanhia.blogspot.com

 

AMURAS!!! Gritou a baleia

amurasBaleia destrói veleiro. Um casal que gozava um dia de vela a bordo do seu iate, perto da Cidade do Cabo (África do Sul) não ganhou para o susto quando uma enorme baleia com mais de 30 toneladas saltou sobre o seu barco. O casal tinha avistado a baleia a uns 100 metros de distância e viram o gigantesco mamífero marinho aproximar-se, mas nunca imaginaram que não circundasse o barco. Ao invés, surgindo a 10m deste, saltou-lhe em cima. Ler mais/Fonte: caisdosul.blogspot.com

 

Grimaldi - Noticias

grimaldiNo passado dia 20 de Julho escalou o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural o navio “GRANDE CAMEROON” a mais recente construção do armador italiano Grimaldi.

Cumprindo a tradição do Porto de Lisboa, a APL, em cerimónia realizada a bordo do navio, ofertou ao comandante uma placa comemorativa, assinalando desta forma, a sua escala no Porto de Lisboa em viagem inaugural. Esta cerimónia contou com a presença do Comandante do navio Giuseppa Minervini e representações da APL, liderada pelo Dr. Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração e da agência de navegação GRIMALDI Portugal, Lda, liderada pelo Dr. Marcello Di Fraia, Administrador, entre outros convidados.  Ler mais/Fonte: joseantoniomodesto.blogspot.com

 

CENO (Carta Electrónica de Navegação Oficial)

cenoCENO (Carta Electrónica de Navegação Oficial) – Cartas produzidas pelos institutos hidrográficos dos vários países do mundo, que servem como base de informação para a elaboração das ECDIS (Electronic Charts Display System).

As Cartas Electrónicas de Navegação Oficial (S57 / 3) são as únicas cartas oficiais em formato digital que substituem as Cartas Náuticas Oficiais em papel quando utilizadas num sistema ECDIS (Electronic Chart Display and Information System). A utilização primária das CENO é, naturalmente, na ponte de navios, permitindo uma condução da navegação marítima mais segura e eficiente. A leitura das CENO deve ser feita num equipamento designado por ECDIS, que para adoptar essa designação tem que ser certificado como cumprindo um conjunto de requisitos estabelecidos em 2 resoluções internacionais. A primeira dessas resoluções, foi aprovada pela Organização Marítima Internacional (OMI), em Dezembro de 1995, e intitula-se “Performance Standards for ECDIS”.  Ler mais/Fonte: salvador-nautico.blogspot.com

 

Setembro 2010

3º Encontro PTNauticmodel 2010 - Setúbal

III encontro PTnauticmodeVeleiros, rebocadores, navios de guerra, lanchas e submarinos são alguns dos modelos em exibição no “III Encontro PTNauticModel”, a realizar nos dias 18 e 19, no lago do Jardim da Algodeia, em Setúbal.

O evento, promovido com o apoio da Câmara Municipal, começa às 09h30 em ambos os dias, prolongando-se, no dia 18, até às 00h30, em virtude de um encontro nocturno, enquanto no dia 19 o encontro termina às 18h30.
Uma prova para embarcações a vela e outra para barcos eléctricos constituem as principais actividades a realizar durante a iniciativa, que conta ainda com um concurso para o melhor barco em exposição.

Navegação livre para veleiros, rebocadores e outros barcos de trabalho, navios de guerra, embarcações rápidas e de lazer e ainda submarinos, num lago onde não faltam complementos cénicos como ilhas com farol, pontes ou cais, é outra das atracções a usufruir ao longo dos dois dias do encontro.
No Lago dos Arcos do Jardim da Algodeia vão estar ainda um veleiro e um barco eléctrico, disponibilizados pela organização, para utilização do público em geral, que pode assim experimentar esta actividade de lazer.

No mesmo dia foi assinado um contrato de contrapartidas e também ficou garantido a formação e o adestramento das duas primeiras guarnições, de um grupo de instrutores, de pessoal militar e civil da Esquadrilha de Submarinos e do Arsenal do Alfeite responsáveis pelos três escalões de manutenção.
Um workshop, direccionado para o público mais jovem, incidindo sobre a construção de um barco alimentado a energia solar, está igualmente previsto no programa do “III Encontro PTNauticModel”.
Consulte o programa: ptnauticmodel.net

 

VOUGA - "LAURA"

Vouga-laura... esta será com toda a certeza a primeira de muitas mensagens e fotografias que irei colocar aqui sobre a construção de um Vouga, mais especificamente o Vouga "Laura". O projecto teve início há já alguns meses (quiçá anos), com a procura incessante dos planos da tão desejada embarcação e com a construção de uma verdadeira maqueta...que rapidamente foi esquecida dando lugar à longa jornada que será construir um verdadeiro Vouga...esta será a grande jornada que está a ser realizada por alguém que me é muito próximo, mais especificamente o meu irmão.... bem longe do mar... para grande pena minha...
Com toda a certeza que quem é de Aveiro ou vive perto desta magnifica ria já os viu a navegar por estas águas ... mas aqui fica um pouco da sua história...

"Estas embarcações tiveram a sua origem em Ìlhavo, pelas mãos de Mestre António Ferreira Gordinho, que idealizou e construiu os primeiros Vougas, nos idos anos 20. Este facto coloca-nos na Vanguarda da popularização do desporto da Vela a nível mundial, passando as embarcações mais pequenas e de fácil construção e palamenta a poderem ser executadas ou adquiridas, não só pela aristocracia, mas também pelas classes médias emergentes.(...)Vougas são pequenos navios ou embarcações miúdas, exclusivamente construídas em madeira e movidas à vela, cuja função primordial era a do passeio familiar pela Ria. Salvo raras excepções, são navios de casco redondo, com quilha ou patilhão móvel, e na sua origem armavam duas velas, a grande do tipo latino com mastaréu e o triângulo de vante ou estai. Actualmente apresentam uma vela grande triangular, um triângulo de vante e um balão, e o mastro é uma peça única." Todo o texto apresentado foi retirado de “ História e Património Local - OS VOUGAS”, por Helder Ventura e poderá ser consultado na net.

Assim aqui ficam as primeiras fotos do trabalho que está a ser realizado com votos de que este seja um projecto com princípio, meio e fim, nem que para isso demore o seu tempo...
Ler mais/Fonte: barcosecompanhia.blogspot.com

 

Navio de apoio "Medusa"

medusa meianauA 16 de Novembro de 1959 o navio de lançamento e reparação de cabos Submarinos "USS Portunus", (ARC-1) construído inicialmente nos Estaleiros Federal Shipbuilding and Drydock Company, Newark, New Jersey - EUA, como Navio de Desembarque em 01 de Agosto de 1944 (LSM 275) e galardoado com uma Medalha de participação na Batalha de Okinawa na 2.ª Guerra Mundial, é cedido à Marinha de Guerra Portuguesa ao abrigo do MDAP - "Mutual Defence and Assistance Program".

Comissionado a 18 de Novembro do mesmo ano [Portaria n.º 17 431 de 18 de Novembro de 1959] e rebaptizado de "Medusa" (A 5214) é classificado como Navio de Apoio aos Mergulhadores sendo adstrito à Esquadrilha de Submersíveis em 23 de Dezembro de 1959. Logo após a cerimónia de transferência para a Marinha de Guerra Portuguesa, iniciou um período de treinos no mar. Entre os dias 17 e 25 de Novembro de 1959, iniciou por quatro vezes a viagem do Porto de New York com destino a Lisboa, tendo regressado a New York por registar diversas avarias (falhas nos alternadores, fortes vibrações na hélice de Estibordo, motor de Bombordo, separador de óleo de combustível). A 29 de Novembro de 1959, na companhia do Navio de Apoio Logístico "S. Brás" da Marinha Portuguesa, rumou a Lisboa, fazendo escala no Porto do Funchal entre 10 e 12 de Dezembro, durante o percurso registou novas avarias, entrou no Porto de Lisboa em 15 de Dezembro de 1959 fundeando no QNG, no dia seguinte atracou na Base Naval do Alfeite.
Ler mais/Fonte: barcoavista.blogspot.com

 

Otan -Organização do Tratado do Atlântico Norte

NATOOTAN (sigla) - Organização do Tratado do Atlântico Norte. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), por vezes denominada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de colaboração militar estabelecida em 1949, como suporte do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949. Os seus nomes oficiais são North Atlantic Treaty Organization (NATO), em inglês, e Organisation du Traité de l'Atlantique Nord (OTAN), em francês. Tratado do Atlântico Norte - Tratado que deu origem à NATO. Tratado assinado em Washington, DC a 4 de Abril de 1949 entre doze países tornando-se assim os membros fundadores da NATO. Esses países foram: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, França, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido.

Posteriormente aderiram os seguintes países: Alemanha (1955), Bulgária (2004), Eslováquia (2004), Eslovénia (2004), Espanha (1982), Estónia (2004), Grécia (1952), Hungria (1999), Letónia (2004), Lituânia (2004), Polónia (1999), República Checa (1999), Roménia (2004), Turquia (1952). Em 1966 a França abandonou a estrutura militar da OTAN, mantendo-se como membro na estrutura política. A parte mais importante do tratado é o Artigo V, que compromete cada um dos estados membros a considerar um ataque armado contra um dos estados como um ataque armado contra todos os estados. O tratado foi criado para defesa de um ataque armado da União Soviética contra a Europa Ocidental, mas a cláusula de auto-defesa mútua nunca foi invocada durante a Guerra-fria. Foi invocada pela primeira vez em 2001, como resposta aos ataques de 11 de Setembro contra o World Trade Center e o Pentágono.
Ler mais/Fonte: salvador-nautico.blogspot.com

   

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